sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Historia
A Universidade Federal do Ceará é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Nasceu como resultado de um amplo movimento de opinião pública. Foi criada pela Lei 2.373, de dezembro de 1954 e instalada numa sessão no dia 25 de junho de 1955. Originalmente foi constituída pela união da Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia.
A UFC chega hoje com praticamente todas as áreas do conhecimento representadas em seus campi, onde reunem-se quatro centros (Ciências, Ciências Agrárias, Humanidades e Tecnologia) e cinco faculdades (Direito; Educação; Economia, Administração, Atuária e Contabilidade; Farmácia, Odontologia e Enfermagem; e Medicina).
Sediada em Fortaleza, Capital do Estado, a UFC é um braço do sistema do Ensino Superior do Ceará e sua atuação tem por base todo o território cearense, de forma a atender às diferentes escalas de exigências da sociedade.
Campi
A UFC em Fortaleza está dividida em três campi, ocupa uma área urbana de 233 hectares:
* Campus do Benfica (13ha) – Reitoria; Pró-Reitorias de Planejamento, Administração e Assuntos Estudantis; Centro de Humanidades; Faculdades de Direito, Educação, e Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado; Curso de Arquitetura e equipamentos culturais.
* Campus do Pici (212 ha) – Centros de Ciências, Ciências Agrárias e Tecnologia; Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação; Biblioteca Universitária, núcleos e laboratórios diversos, além de área para a prática de esportes.
* Campus do Porangabussu (8 ha) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem; Faculdade de Medicina; complexo hospitalar Hhospital Univercitario Walter Cantío,Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e Farmácia-Escola), laboratórios e clínicas.
* Existem ainda, fora dos três campi, o Instituto de Ciências do Mar (Meireles) e a Casa de José de Alencar (Messejana - onde funciona o curso de Licenciatura em Educação Musical, vinculado à Faculdade de Educação).
A UFC também possui três campi no interior do estado:
* Campus Cariri - Faculdade de Medicina (Barbalha), Faculdade de Agronomia (Crato), e Faculdades de Administração, Biblioteconomia, Engenharia Civil e Filosofia (Juazeiro do norte);
* Campus Sobral - Faculdades de Ciências Econômicas, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Medicina, Odontologia e Psicologia;
* Campus Quixadá - Sistemas de Informação;
* Existem ainda, fora dos três campi, as fazendas experimentais de Quixadá, Pentecoste e Maracanaú.
Conclusão: concluimos que a ufc e um patrimonio publico antigo e fundamental para o desenvolvimento dos futuros brasileiros.
INGLES
O Curso de Cultura Britânica foi criado na gestão do magnífico Reitor Antônio Martins Filho, em 4 de dezembro de 1964, através da Resolução Nº 166, do Conselho Universitário, com o nome de Centro de Cultura Britânica. O centro teve suas atividades iniciadas em 2 de agosto de 1965, sendo o Coordenador Geral dos Cursos de Cultura o professor Newton Teophilo Gonçalves.
Com o intuito de valorizar as Casas de Cultura Estrangeira e colocá-las em situação compatível com sua elevada missão cultural dentro do Centro de Humanidades e no contexto geral da própria Universidade, o Reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto propôs, com a devida aprovação do Conselho Universitário, o regimento das Casas de Cultura Estrangeira.
As atuais Casas de Cultura Estrangeira (05/CONSUNI, 27/0881) são continuadoras dos antigos Centros de Cultura Estrangeira, inaugurados na década de 60, pelo prof. Pe. Francisco Batista Luz, quando o mesmo era Diretor da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Criados oficialmente por decisão do Conselho Universitário, os antigos Centros de Cultura Estrangeira estão hoje sob responsabilidade da Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira (09/CONSUNI de 29/10/93), da direção do Centro de Humanidades e da Pró-Reitoria de Extensão. Seis unidades foram inauguradas ao longo de sete anos. Foram elas em ordem cronológica assim inauguradas: Centro de Cultura Hispânica, Alemã, Italiana, Britânica, Portuguesa e Francesa. Mais tarde foram criados os Cursos de Esperanto e Russo.
Até junho de 1979 o corpo docente das Casas de Cultura Estrangeira era pago como horista ou bolsista. Na gestão do Reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto foi publicado o Decreto-Lei Nº 5.540, de 28/11/81 que instituiu a carreira de magistério para professores de 1º e 2º graus dentro da Universidade Federal do Ceará. O novo decreto criou também a progressão por tempo de serviço e por titulação, a exemplo do que era feito no Magistério Superior.
O Objetivo das Casas de Cultura é difundir os valores culturais dos países a que cada uma das Casas se refere junto à comunidade e ainda servir de Colégio de Aplicação para os alunos de Prática de ensino dos cursos de graduação em Letras, em colaboração com o Departamento de Letras Estrangeiras e Letras Vernáculas;
A exemplo do que acontece com os professores de 3º grau, os professores das Casas de Cultura Estrangeira são admitidos mediante concurso público com 40 h/DE. O processo de seleção dos mesmos é composto das seguintes provas: currículo, escrita e cultura estrangeira. É imprescindível a formação acadêmica do professor efetivo na área de Letras, com habilitação específica na área de ensino de uma língua estrangeira. Atualmente, o corpo docente das Casas de Cultura estrangeira busca excelência profissional em cursos de aperfeiçoamento e Pós-Graduação. As Casas de Cultura Estrangeira já contam com grande número de especialistas, mestres, mestrandos e doutorandos.
Devido ao grande número de aposentadorias ocorridas nos últimos 4 anos, bem como a impossibilidade de se realizar concurso público para o preenchimento das vagas existentes, o corpo docente tem contado com o apoio de professores substitutos, contratados temporariamente através de seleção pública para suprir as necessidades imediatas. As Casas contam também com a presença de um professor visitante-leitor (nativo do país o qual a casa representa) pelo período de 4 anos.
Visando atender à comunidade universitária, bem como a comunidade de um modo geral, a distribuição das vagas das Casa de Cultura se dá da seguinte maneira: 70% das vagas para alunos universitários, 20% das vagas para alunos secundaristas e 10% das vagas para alunos graduados e outros.
O nível de escolaridade mínima exigida para ingresso é o 1º grau maior completo
Há também a distribuição de 1 (uma) vaga por turma para professores das Casas de Cultura (ativos e inativos) e professores e funcionários do corpo técnico administrativo e de apoio da UFC.
As Casas de Cultura têm processos de seleção para ingresso similares, contudo, pode-se verificar pequenas diferenças que se justificam pela procura e pelos objectivos a serem alcançados por cada um dos cursos que as Casas oferecem.
Para aqueles que nunca tiverem a experiência de estudar uma língua estrangeira existe o teste de admissão. Planejado e executado pela Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), o exame consiste de uma prova de conhecimentos gerais e português.
Para aqueles que já estudaram uma língua estrangeira e desejam ingressar do semestre II ao semestre VI do cursos básico existe o Teste de Nível. Planejado e executado sob a orientação de um coordenador subordinado à Directoria do Centro de Humanidades, o exame consiste de uma prova de conhecimentos específicos referente ao idioma e semestre pretendido pelo candidato.
Para aqueles que terminaram o Curso Básico na Casa de Cultura Britânica (somente na Britânica), a Casa oferece preparatórios para os exames internacionais da universidade de Cambridge (PET, FCE, CAE) e TOEFL. Neste caso, a seleção se dá através de um concurso intitulado 'Seleção Cambridge - TOEFL' – Planejado e executado sob a orientação de um coordenador subordinado à Diretoria do Centro de Humanidades, o exame de Cambridge consiste de duas fases.Concluimos que a casa de cultura como o próprio nome já diz foi criado para dar mais um pouco de cultura para os estudantes que pretendem ter mais uma língua ou conhecer novos povos e cultura este trabalho tem conteúdo só site da casa de cultura da UFC.
Fonte:
http://www.culturabritanica.ufc.br/
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Matematica - Pitagoras
Os membros da Escola Pitagórica recebiam uma educação formal, onde constavam quatro disciplinas: Geometria, Aritmética, Astronomia e Música, que constituíram as artes liberais e cujo conteúdo tornou-se conhecido na Idade Média como o Quadrivum, que era considerado a bagagem cultural necessária de uma pessoa bem educada. Os pitagóricos elevaram a matemática à categoria das ciências liberais, isto é, tornaram-na independente das necessidades práticas e a transformaram em uma atividade puramente intelectual.
Na filosofia pitagórica afirmava-se que Tudo é número, ou seja, na concepção cosmogônica dos primeiros pitagóricos, a extensão era descontínua, constituída de unidades indivisíveis separadas por um intervalo. Esta idéia provinha do estudo dos números naturais, quando aplicada aos objetos geométricos requeria que todas as medidas pudessem ser expressas na forma de razão de inteiros, isto é, pudessem ser mensuradas, tendo por base um segmento fixado como unitário. Mas eles notaram que a diagonal de um quadrado cujos lados medem uma unidade é igual a e que este número é incomensurável (hoje chamamos de números irracionais esses números). Esta descoberta foi recebida com grande consternação pelos pitagóricos, pois em certo sentido contrariava as crenças da escola e seria uma imperfeição da divindade.
No estudo de sons musicais em cordas esticadas (com a mesma tensão relativa), descobriram as regras que relacionavam a altura da nota emitida com o comprimento da corda, concluindo que as relações que produziam sons harmoniosos seguiam a proporção dos números inteiros simples do tipo , etc.. Assim, Pitágoras concluiu que havia uma música que representava as relações numéricas da natureza e que constituía sua harmonia interior.
Em qualquer triângulo retângulo esta regra se aplica. Lembre-se que triângulos retângulos são triângulos que tenham um ângulo interno medindo 90º . É possível utilizar a regra de pitároras em praticamente todas as figuras geométricas planas, pois, de alguma forma elas podem ser divididos em triângulos. Por exemplo um quadrado. Podemos determinar a medida da bissetriz de um ângulo interno usando a mesma fórmula, basta perceber que a bissetriz seria a hipotenusa de um triângulo inscrito no quadrado:
Assim, h² mediria:
a²+b²
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitágoras
Casa de cultura Hispânica
A Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará foi fundada mediante convênio celebrado entre a UFC, pelo seu então Reitor e Fundador Professor Antônio Martins Filho e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, hoje Instituto de Cooperación Ibero-americana. Começou a funcionar em 12 de outubro de 1961, dirigido pelo professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha.
Hoje essa Casa tem cerca de mil alunos e conta com uma equipe de seis professores efetivos, três substitutos, estagiários da disciplina de prática de ensino, um bolsista de assistência e um servidor técnico – administrativo. O estudo da Língua Espanhola é ministrado em sete semestres, o que permite iniciar o conhecimento da rica literatura escrita em Castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.
Através desses anos, a Casa de Cultura Hispânica tem capacitado à grande maioria de professores que ensina a língua em Fortaleza, onde a demanda está aumentando dia-a-dia. Em 1991 conseguiu a reabertura da Licenciatura em Espanhol na Faculdade de Letras da UFC, desativada por um espaço de 28 anos, e que hoje conta com um número crescente de alunos. Aqui se fundou a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Ceará, através da qual os professores realizam o curso que dita a Universidade da Salamanca. Esta Casa também estabeleceu uma valiosa relação com a Assessoria Lingüística da Embaixada da Espanha que tem proporcionado curso de aperfeiçoamento e capacitação de professores do Ceará e tem permitido que se realizem regularmente em Fortaleza, há quinze anos, os exames de Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade de Salamanca com um número constante de candidatos.
O Naufrágio de Sepúlveda na literatura castelhana: Escarmientos para el Cuerdo, de Tirso de Molina A partir de 1554, dois anos depois da tragédia marítima, ocorrida junto à Terra do Natal, o anónimo e paradigmático Naufrágio de Sepúlveda teve uma bem conhecida influência na literatura portuguesa, logo na segunda metade do séc. XVI. Entre os mais divulgados, estão os ecos intertextuais na epopeia camoniana, pela boca do terrível Adamastor (Os Lusíadas, V, 46-47); na esquecida Elegíada (Canto VI) de Luís Pereira Brandão, de 1588; ou ainda no longo e fastidioso poema de Jerónimo Corte-Real, Naufrágio e Lastimoso Sucesso da Perdição de Manuel de Sousa de Sepúlveda, de 1594.FÍSICA-MENTIÔMETRO
Tem haver com "a pressão "que e provocada quando pressionamos a garrafa de dentro para fora.
.esta experiência consiste como materiais:Uma garrafa de 2L,2L litros de agua,uma tampa de caneta durapox.
Abase e feita de dois pedaços de madeiras com formato triângular e três pedaços de madeira de mesmo tamanho para poder segurar a garrafa em sua base.
Para formar a experiência enchemos a garrafa com os 2L de água colocamos o durapox nas duas
pontas da tamoppa da caneta e após isso colocamos a tampa dentro da garrafa e fecha.
Para poder ver a tampa se mechendo dentro da garrafa e presiso fazer pressão com os dedos de fora para dentro.
ele como professor e aluno disse:-Afísica tem partes boas e partes "ruins",as partes boas são as experiencias e a parte não muito boa seria a dos cálculos que nesta não são poucos.fazendo das palavras dele a minha.
ESSE E O CARA !!!
GEOGRAFIA - Sertao
O Sertão brasileiro é uma sub-região do Nordeste do Brasil.
Estende-se por grande parte da Bahia, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Piauí, por todo o Ceará, e por uma pequena parte do Sergipe e de Alagoas.
Compreende as áreas dominadas pelo clima tropical semi-árido, que apresenta temperaturas elevadas (entre 24°C e 28°C) e duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses do ano, e pluviosidade no Sertão atinge a média de 750 mm anuais, sendo que em algumas áreas chove menos de 500 mm ao ano.
Sertão, que é a mais extensa das sub-regiões do nordeste, a principal atividade econômica é a criação de gado (bovino e caprino). Nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí pratica o extrativismo vegetal da carnaúba, da qual tudo se aproveita, principalmente a cera, que é utilizada na fabricação de discos e isolantes e na indústria química.O primeiro processo do País de interiorização ocorreu nessa região, entre os séculos XVI e XVII, com o deslocamento da criação de gado do litoral, devido à pressão exercida pela expansão da lavoura de cana-de-açúcar, que era o principal produto de exportação da economia colonial. A área foi conquistada por povoadores com escassos recursos e o desenvolvimento da pecuária possibilitou o desbravamento nos sertões. Os caminhos de boiadas assim criados permitiram a articulação e o intercâmbio entre o litoral nordestino e o interior, dando origem a diversas cidades.
O rio São Francisco constituiu uma via natural de entrada para o sertão, ampliando a extensão da área envolvida nessas trocas.Os prolongados períodos de estiagem são um dos principais problemas do sertão nordestino e, desde a década de 40, o governo vem tentando solucionar o problema implantando diversos programas de irrigação, que visam, principalmente, o desenvolvimento econômico da região.
Concluímos que o sertão tem o clima semi-árido e vegetação a caatinga acho que a região mais seca do Brasil, mas tem sua particularidade como a criação de gado a produção de cana-de-açúcar que era muito explorado no período colonial.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sert%C3%A3o_brasileiro
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
biologia
mas este não e o objetivo desta aula que e falar de química,e sim de biologia, mas para que nos posamos visualizar alguns corpos em biologia utilizamos várias técnicas que vai desde a conservação de corpos em produtos químico s até as do ato de empalhar-mos alguns animais.Com isso e possível que se estude partes de corpos humanos de animais e de variadas formas de vida .
REPERSENTAÇÃO DE CORPOS EM PLÁSTICO E SILICONE
CORPOS DE ANIMAIS:
SAPO DESSECADO. CORUJA EMPALHADA
A forma desses animais estarem conservados melhoram muito os estudos das pessoas que presisao de algumas informações que so podem ser vista dessa forma em que os corpos se encontram.
Na forma em que os corpos são representados em materiais plásticos ou parecidos deixa uma quase realidade quando são pressisos para avaliarem os corpos ali representados.
(CURIOSIDADE)
Este trabalho foi realizado através da aula de campo que tivemos na SEARA com toda a sala de aula,
os fraguimentos contidos neste trabalho foram adquiridos através das explicações passadas para nos pelos monitores que lá estavam para explir-nos e esclarecer as nossas duvidas e tambem nos dizer algumas curiosidades que recentemente foram descorbertas ,a foto foi retirada: http://www.digitalphoto.pl/pt/fotografias/3772/
Quimica no cotidiano
Ao despertar-mos nos iremos escovar os dentes, tomar banho no decorrer do dia iremos fazer café ou o almoço com isso queremos saber os componentes quimicos. ex: a pasta de dentes, o sabonete, o gaz butano e a queima da agua gera o CO2. Ao sair de casa a fumaça dos onibus o CO2 é produzido pela queima da gasolina, alcool ou oleo diesel.
Vamos para praia o mar e nossa fonte de cloreto de sodio (sal) alem disso sua agua causa a (maresia) é o processo em que as suas goticulas ao entra em contato com o ferro ocorrendo a ferugem. Ainda na praia da sua areia criamos o vidro.
No fim do dia vamos tirar fotos, ao bater-mos fotos temos dois processos quimicos revelaçao (bromo) e fixaçao.
O refrigerante que tomamos feito de CO2 dissolvido e açucar nosso combustivel.
Concluimos com isso que nao vivemos sem quimica no nosso dia-a-dia ela esta presente em todos os locais em nosso arredor sem ela nao estariamos aqui hoje.
fonte: de um video seara da ciência